Tombini diz que aumento dos juros já era uma tendência

  • Por Agencia Brasil
  • 24/03/2015 13h19
Antônio Cruz/ABr Alexandre Tombini

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira (24) que a instituição retomou desde outubro de 2014 o ciclo de elevação da Selic, taxa básica de juros na economia, porque “as circunstâncias mudaram”. “O BC não mudou. O que mudaram foram as circunstâncias entre setembro e outubro”, explicou em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Venda de dólares no mercado futuro tem atingido objetivos, diz presidente do BC
Tombini disse, também, que a autoridade monetária tem total autonomia operacional. As declarações foram feitas em resposta ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou que somente passadas as eleições de 2014 o Banco Central começou as elevações de juros.

O presidente do BC rebateu a fala do parlamentar e disse que a possível elevação da taxa Selic já estava inidicada, na época. Ele citou relatório de inflação referente ao período de julho a setembro, Segundo ele, no relatório trimestral de inflação de setembro de 2014, a tendência já estava indicada. “Estávamos no gatilho para mudar a política monetária”.

Após sua última reunião, nos dias 3 e 4 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anunciou elevação da Selic em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 12,75% ao ano.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.