Tremor atinge Indonésia e provoca alerta de ondas de baixa intensidade
(Atualiza com locais que podem ser afetados pelo possível tsunami, intensidade do terremoto e das ondulações).
Bangcoc, 15 nov (EFE).- Um terremoto de magnitude 7,1 sacudiu neste sábado o nordeste do arquipélago da Indonésia e o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu um aviso sobre a formação de ondas de baixa intensidade em um raio de 300 quilômetros.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica mundial, divulgou que a magnitude do terremoto foi de 7,3 em uma primeira medição, mas depois a rebaixou em dois décimos.
Segundo o USGS, o epicentro do tremor foi localizado a 46 quilômetros de profundidade do leito marinho e a 154 quilômetros ao noroeste de Ternate, a cidade principal das Ilhas Molucas do Norte, que tem uma população de mais de 200 mil habitantes.
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico informou que ondas de até um metro de altura podem chegar ao litoral de algumas ilhas da Indonésia próximas do epicentro.
O terremoto aconteceu no mar, entre o arquipélago das Molucas e a Ilha de Celebes (Sulawesi, no idioma local).
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico advertiu que ondas de menos de um metro podem alcançar o litoral sul das Filipinas.
Em 2004, um terremoto no norte da Ilha de Sumatra, também na Indonésia, gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes em 12 países banhados pelas águas do Oceano Índico.
A Indonésia está localizada sobre o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual acontecem cerca de 7 mil terremotos por ano, a maioria deles moderados. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.