Tropas da Geórgia e dos EUA iniciam manobras conjuntas

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2014 09h38

Tbilisi, 9 jun (EFE).- Tropas da Geórgia e dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira perto de Tbilisi as anuais manobras militares conjuntas “Agile Spirit” que terão duas semanas de duração.

“As manobras confirmarão o nível de cooperação em matéria militar entre nossos países e demonstrarão como os Estados Unidos nos apoiam”, manifestou o comandante do Quartel general do exército georgiano, Vladimir Chachibaya, em entrevista coletiva.

Cerca de 350 fuzileiros navais americanos e de 550 militares georgianos começaram manobras militares na base Vaziani para melhorar a coordenação entre ambos os exércitos em casos de combate contra rebeldes.

Além disso, serão feitos exercícios de transporte e destruição de artefatos explosivos.

O início das manobras coincidiu com o anúncio emitido pelo governo georgiano de reduzir pela metade o contingente no Afeganistão, agora o mais numeroso entre Estados não membros da Otan (1.700 soldados).

A Geórgia se prepara para se integrar a partir de 2015 à Força de Reação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Nato Response Force, NRF), tropas de reação rápida da organização.

A NRF se encarrega de operações expedicionárias de deslocamento rápido a uma distância estratégica da Europa e América do Norte e de missões de reforço dentro da área do Tratado do Atlântico Norte.

A Geórgia, principal aliada dos Estados Unidos no Cáucaso, ainda quer ingressar na Otan, apesar de a Aliança ter rejeitado essa possibilidade pouco antes de eclodir a guerra russo-georgiana pelo controle da separatista Ossétia do Sul, em agosto de 2008. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.