Tropas sul-coreanas no Afeganistão retornarão após 4 anos de serviço

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2014 02h20

Seul, 9 jun (EFE).- As tropas da Coreia do Sul no Afeganistão retornarão no final deste mês após completar sua missão de quatro anos nos trabalhos de reconstrução do país, confirmou nesta segunda-feira o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas sul-coreanas.

A unidade Ashena (“amigo” no idioma local) concluirá sua missão e voltará para a Coreia do Sul após a cerimônia de dissolução da equipe de Reconstrução Provincial (PRT, na sigla em inglês), que acontecerá no dia 23 de junho, informou o Estado-Maior Conjunto em comunicado .

Esta unidade se deslocou em julho de 2010 para o Afeganistão para trabalhar na cidade de Charikar e na base militar dos EUA em Bagram, ambas situadas ao norte de Cabul.

As tropas se encarregaram de proteger os trabalhadores sul-coreanos deslocados a território afegão para ajudar a reconstruir este país devastado pela guerra.

“Apesar da situação de insegurança e das ameaças por parte dos rebeldes, a unidade Ashena completou com sucesso diversas missões, entre elas 1.909 rodadas de operações de comboio”, segundo o comunicado do Estado-Maior Conjunto.

Por outra parte, o Ministério da Defesa anunciou que criará um grupo de trabalho para decidir se estende ou não o desdobramento de outras duas unidades sul-coreanas no exterior – nos Emirados Árabes Unidos e Somália – cujas missões se completarão no final deste ano. EFE