Trump alerta Canadá e México que renegociará NAFTA em breve, diz jornal

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/01/2017 11h46
PO01. WASHINGTON (EE.UU.), 17/01/2017.- El presidente electo de EE.UU. Donald Trump habla hoy, martes 17 de enero de 2017, durante la Chairman's Global Dinner en el auditorio Andrew W. Mellon, en Washington (EE.UU.). El evento es una oportunidad para que Trump se presente a sí mismo y a los miembros de su gabinete ante diplomáticos extranjeros EFE/KEVIN DIETSCH / POOL KEVIN DIET / POOL/EFE Donald Trump - EFE

O escolhido do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Departamento de Comércio, Wilbur Ross, informou as autoridades do Canadá que planeja reabrir as negociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) “dias após assumir o governo”, de acordo com informações do jornal canadense The Globe And Mail. 

Segundo as autoridades canadenses, os EUA querem discutir questões chave do pacto de 1994, como o mecanismo independente de resolução de litígios. 

De acordo com o jornal, a equipe de Comércio de Trump indicou que o foco da renegociação estará sobre o México, “essencialmente cortando o país de vários benefícios do NAFTA”.

“A indicação mais clara que recebemos dos norte-americanos é que eles têm o México como alvo e não nós (canadenses)”, disse uma autoridade do país. “Nós estamos mantendo uma linha aberta de comunicação com eles, para sabermos o que eles estão planejando fazer com o México e que essas medidas devem ter um grande efeito sobre nós”, afirmou a autoridade para o jornal. 

Ross, que será sabatinado pelo Senado nesta quarta-feira, é um conhecido crítico do livre comércio e tem um histórico de luta pela renegociação do NAFTA e outros acordos. 

O escolhido de Trump para o Comércio prometeu cortar quase todas suas ligações com a sua empresa de capital privado para evitar conflitos financeiros ilegais. Ele afirmou, em uma carta aberta divulgada ontem, que planeja renunciar do posto de presidente da W.L Ross e vender dezenas de participações ligadas à empresa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.