Trump impõe novas sanções ao Irã e agrava tensão no Oriente Médio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs novas sanções ao Irã. Ele disse que as medidas são uma resposta forte e proporcional às ações cada vez mais provocativas do país do Oriente Médio.
Na semana passada, o Irã derrubou um drone de vigilância não-tripulado dos Estados Unidos que sobrevoava o estreito de Ormuz, importante rota para o transporte de petróleo. Trump chegou a ordenar um ataque aéreo ao Irã, mas desistiu de última hora.
Donald Trump também disse que a resposta do Irã vai determinar se as sanções terminam amanhã ou se vão continuar por anos.
O tesouro norte-americano anunciou o bloqueio de bilhões de dólares em ativos iranianos. O secretário do tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse que o problema não é com o povo do Irã, e que bloquear esse dinheiro já funcionou da última vez, e vai funcionar de novo agora.
Já o embaixador do Irã na ONU, Majid Ravanchi, disse que ainda não dá para ter um diálogo com os Estados Unidos, justamente por causa das sanções.
Pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que a remoção das tropas norte-americanas do golfo pérsico é interessante para os Estados Unidos e para o mundo.
*Com informações da repórter Mariana Janjácomo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Desaprovação de Trump chega a 65%, maior número do governo, diz pesquisa
O apoio a guerra no Irã também nunca esteve tão baixo
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 7 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas