Tsipras assume hoje mesmo cargo de primeiro-ministro grego
Atenas, 21 set (EFE).- O vencedor das eleições gerais antecipadas da Grécia deste domingo, o esquerdista Alexis Tsipras, assume nesta tarde o cargo de primeiro-ministro, uma vez recebido por parte do presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, o mandato oficial para formar governo.
Ao meio-dia, o ministro do Interior interino, Andonis Manitakis, entregará à presidente do parlamento interino, Zoe Konstandopulu, a lista dos deputados eleitos.
Em seguida, espera-se que Pavlopoulos encomende formalmente a Tsipras a formação de um governo.
À vista de que Tsipras já chegou a um acordo para formar uma coalizão com seu anterior parceiro, o líder dos nacionalistas de direita Gregos Independentes, Panos Kamenos, se trata de um trâmite meramente formal.
Para o final da tarde está previsto o juramento de Tsipras ao cargo perante o presidente e amanhã o farão os ministros do governo bipartite.
Segundo apontam alguns meios de imprensa, o atual ministro interino de Finanças, Yorgos Juliarakis, poderia assumir uma nova pasta, encarregada exclusivamente das negociações para aplicar as medidas do terceiro resgate. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.