Tsipras assume hoje mesmo cargo de primeiro-ministro grego

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 07h21

Atenas, 21 set (EFE).- O vencedor das eleições gerais antecipadas da Grécia deste domingo, o esquerdista Alexis Tsipras, assume nesta tarde o cargo de primeiro-ministro, uma vez recebido por parte do presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, o mandato oficial para formar governo.

Ao meio-dia, o ministro do Interior interino, Andonis Manitakis, entregará à presidente do parlamento interino, Zoe Konstandopulu, a lista dos deputados eleitos.

Em seguida, espera-se que Pavlopoulos encomende formalmente a Tsipras a formação de um governo.

À vista de que Tsipras já chegou a um acordo para formar uma coalizão com seu anterior parceiro, o líder dos nacionalistas de direita Gregos Independentes, Panos Kamenos, se trata de um trâmite meramente formal.

Para o final da tarde está previsto o juramento de Tsipras ao cargo perante o presidente e amanhã o farão os ministros do governo bipartite.

Segundo apontam alguns meios de imprensa, o atual ministro interino de Finanças, Yorgos Juliarakis, poderia assumir uma nova pasta, encarregada exclusivamente das negociações para aplicar as medidas do terceiro resgate. EFE