Turquia anuncia que construirá uma mesquita em cada universidade do país

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 09h11

Ancara, 22 nov (EFE).- As autoridades religiosas da Turquia anunciaram um plano para que todas as Uuniversidades do país tenham sua própria mesquita, para poderem “chegar à população jovem”, informa neste sábado a imprensa local.

A autoridade turca para Assuntos Religiosos (Diyanet) anunciou que já foram abertas mesquitas em 15 campi, estão sendo construídas outras 80 e, no final de 2015, outras 50 senão inauguradas.

“Há 20 milhões de jovens na Turquia. Queremos chegar a essa população. Damos importância às mesquitas dentro dos campi, onde os clérigos religiosos se comunicarão com os jovens”, disse Mehmet Görmez, diretor da Diyanet, um órgão em teoria independente, mas influenciado pelo governo.

O presidente da Turquia, o islamita moderado Recep Tayyip Erdogan, defendeu no passado a necessidade de que a religião seja uma matéria obrigatória nas escolas.

O plano de construção de templos nas universidades coincide com a proposta de Erdogan de que as novas gerações sejam “religiosas, conservadoras e democratas”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.