Ucrânia anuncia plano de retirada de frota, aviões e armamento da Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 11h24

Kiev, 1 abr (EFE).- A retirada da frota ucraniana da Crimeia começará nesta semana, anunciou nesta terça-feira o chefe adjunto da administração presidencial da Ucrânia, Andrei Senchenko.

“Existe um calendário, e sua aplicação começará nesta semana com a retirada da Marinha”, disse em entrevista coletiva Senchenko, que adiantou que os primeiros navios a abandonar as águas crimeanas serão a corveta “Ternopol” e o navio “Kirovograd”.

Os primeiros passos da retirada, autorizada há poucos dias pelo presidente russo, Vladimir Putin, foram estipulados ontem em reunião entre autoridades russas e ucranianas realizada no porto de Sebastopol, base compartilhada pela Marinha da Ucrânia e pela Frota russa do Mar Negro até a recente incorporação plena da península à Rússia.

Também está pronto o calendário para a retirada dos aviões que que estão irregulares, que serão transferidos à parte continental da Ucrânia com veículos de transporte especial.

O restante do armamento e das equipes que a Rússia aceitou devolver à Ucrânia será transportado por ferrovia, segundo o representante da presidência ucraniana.

“Já concluíram as primeiras cargas. Quarenta e um tanques ucranianos foram carregados e esperam ser enviados”, explicou Senchenko.

O presidente russo ordenou na sexta-feira passada devolver à Ucrânia o armamento, equipes, navios e aviões das unidades militares na Crimeia que foram leais a Kiev até o último momento.

Quase 80% dos militares ucranianos na península passaram para o lado russo ou abandonaram as fileiras das Forças Armadas da Ucrânia durante a intervenção militar russa na Crimeia, que terminou com a incorporação desse território à Rússia.

Apenas 4 mil dos quase 19 mil militares ucranianos na Crimeia manifestaram seu desejo de ser retirados para continuar o serviço das Forças Armadas ucranianas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.