Ucrânia reconhece dificuldade de realizar pleito nas regiões rebeldes

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 11h14

Moscou, 17 mai (EFE).- O Comitê Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia reconheceu neste sábado as dificuldades que enfrenta para poder realizar as eleições presidenciais, programadas para o próximo dia 25 de maio, nas rebeldes regiões russófonas de Donetsk e Lugansk.

Um total de 12 circunscrições eleitorais, seis em cada uma das regiões insurgentes, não começaram a preparação para realizar o pleito presidencial, lamentou o CEC ucraniano, que pediu ao presidente interino do país, Alexander Turchinov, que tome medidas para resolver essa situação.

“As informações que chegam ao CEC indicam uma piora na preparação das eleições extraordinárias presidenciais da Ucrânia e evidenciam a falta de ação do Ministério do Interior e do Serviço de Segurança da Ucrânia na hora de proteger as instalações dos comitês eleitorais”, ressalta a declaração.

Nos últimos dias, os insurgentes pró-russos tomaram o controle de vários colégios eleitorais nas regiões de Donetsk e Lugansk e apreenderam os censos eleitorais para impedir a realização do pleito presidencial.

Muitos membros dos comitês eleitorais locais nestas regiões se negaram a cumprir com suas obrigações por temor de represálias com eles e suas famílias, se queixou o CEC.

Os líderes pró-russos das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, que se declararam independentes da Ucrânia, asseguraram que não participarão do pleito convocado pelo parlamento ucraniano após a derrocada de Viktor Yanukovich.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.