UE vai desenvolver propostas para revigorar bloco após Brexit, diz Hollande

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/06/2016 15h07
Agência EFE François Hollande - Agência EFE

Após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, o bloco vai desenvolver propostas nos próximos meses para revigorar o projeto europeu, afirmou hoje o presidente da França, François Hollande. 

O francês discursou após a primeira cúpula da região a não incluir o Reino Unido, e afirmou que os líderes irão focar em propostas para melhorar a defesa e a segurança, encorajar mais estudantes a fazerem intercâmbio entre os países e utilizar a zona do euro para impulsionar o investimento privado e criar maior transparência entre as nações.

“Os populistas e os extremistas não querem mudar esta ou aquela parte da Europa, ou questionar a Comissão Europeia”, disse Hollande. “Eles querem por um fim à Europa.”

“Caso os países membros não proponham um programa, uma iniciativa forte o suficiente para proteger, dar mais prosperidade e esperança aos jovens, este processo irá continuar inexoravelmente”, alertou, acrescentando que as novas propostas podem ser discutidas em setembro, na cúpula de Bratislava.

Hollande também defendeu o tratado de fronteira entre o Reino Unido e a França, que mantém, no continente, milhares de imigrantes que tentam chegar à ilha. Usar o plebiscito para encerrar o acordo “não faz sentido”, disse. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.