A um dia de evento da ONU, especialista vê EUA, China e Índia como decisivos para poluir menos o planeta

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2014 09h42

Com o recorde na emissão de carbono proveniente indústrias em todo o mundo, principalmente, nos Estados Unidos, na China e na Índia, cresce a preocupação com o meio-ambiente. O assunto vai ser assunto em evento durante a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em entrevista à JOVEM PAN, o especialista em poluição da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Saldiva disse nesta segunda-feira (22) que a expectativa é de que medidas mais eficientes sejam acordadas para a redução da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

“Um americano consome, por exemplo, 25 vezes mais energia per capita que um africano. Então, se todo mundo da África quiser chegar no padrão dos Estados Unidos não vai ter condições para todo mundo”, analisou.

Saldiva explicou ainda que na China e na Índia há menos emissão de CO2 per capita, mas eles usam um processo de energia pouco eficientes. “Usinas termelétricas defasadas, vários carros com baixa eficiência de motor. Isso vai fazer com que esses países quando eles forem aumentar a sua produção eles vão produzir muito gás para o efeito estufa”, contou.

O especialista avaliou ainda os avanços da saúde quando o assunto é poluição. Ouça na entrevista completa com o jornalista JOVEM PAN Anchieta Filho. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.