Unicef diz que 30% dos imigrantes que chegam à Grécia são crianças e mulheres

  • Por Agencia EFE
  • 25/08/2015 13h38

Genebra, 25 ago (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) informou nesta terça-feira que 30% das pessoas que chegaram à Europa pela Grécia são mulheres e crianças, e que muitas delas viajaram sozinhas, sem adultos ou família, para fugir dos conflitos armados na Síria, no Iraque e no Afeganistão.

Esses refugiados tentam atravessar a Macedônia em direção à Sérvia, que veem como a antessala para entrar na União Europeia (UE) pela Hungria.

Segundo um comunicado do Unicef, as crianças são vítimas de detenções e controles fronteiriços que põem suas vidas em perigo, e passam de uma autoridade a outra, com o risco de cair em lacunas legais e práticas inadequadas, seja nos países de passagem ou de destino.

A organização pediu às autoridades dos Estados envolvidos que reconheçam e tratem todos os menores imigrantes, sem se importar com seu status legal, religião ou afiliação, de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

O Unicef estabeleceu um espaço para a infância nas proximidades de Gevgelija, na Macedônia, perto da fronteira com a Grécia, para facilitar a apoio a mulheres e crianças em suas viagens.

Este lugar tem capacidade para 50 menores e é um espaço seguro onde as crianças podem descansar, enquanto os pais realizam os trâmites para se registrarem como refugiados.

A ONG local LaStrada ajuda, além disso, a reunir as crianças com suas famílias e oferece atendimento psicológico e serviços de desenvolvimento na primeira infância.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.