Universitários escoceses propõem Snowden como representante estudantil

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 16h07

Londres, 21 jan (EFE).- Um grupo de estudantes da Universidade de Glasgow, na Escócia, propôs ao ex-analista da CIA Edward Snowden como seu representante estudantil, candidatura que ele aceitou , confirmou nesta terça-feira a Agência Efe a instituição acadêmica.

Snowden está asilado temporariamente em um lugar desconhecido da Rússia, mesmo depois de os EUA reivindicarem sua deportação pelas acusações de espionagem e roubo, por revelar documentos confidenciais sobre programas de ciberespionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA).

Em comunicado emitido hoje, um grupo de estudantes da universidade escocesa afirmou que Snowden aceitou apresentar sua candidatura ao posto de “reitor dos estudantes”, eleição que acontecerá em fevereiro.

Os alunos explicaram que é “uma oportunidade de mostrar gratidão a um informador valente e a todos os que assumem riscos para revelar a criminalidade e a corrupção de grupos poderosos nos serviços de inteligência e outras armas do governo, dos meios de comunicação, da polícia, do parlamento e do exército”.

O nome de Snowden foi anunciado hoje na lista oficial de quatro candidatos a “reitor dos estudantes”, um posto de representação de alunos que já foi desempenhado por personagens políticos.

Os estudantes elegeram para ocupá-lo a sul-africana Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela, e o israelense Mordechai Vanunu.

O estudante universitário Chris Cassells explicou à imprensa britânica que entraram em contato com Snowden “por meio de seus advogados” e que o americano “concordou em participar e apoiar” o que estão fazendo.

“Votar em Edward Snowden demonstra, primeiro o apoio por seu compromisso, e também envia uma mensagem aos governos que as práticas intrusivas de segurança não são aceitáveis e não são algo que os estudantes da universidade concordam”, explicou Cassells.

A votação para escolher o novo representante acontecerá entre os dias 17 e 18 de fevereiro e entre os candidatos está também o ex-ciclista britânico Graeme Obree. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.