Uribe diz que violação de espaço aéreo pela Venezuela é para distrair

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2015 23h00
  • BlueSky

Bogotá, 13 set (EFE).- O ex-presidente e senador da Colômbia Álvaro Uribe afirmou neste domingo que a violação do espaço aéreo colombiano por parte de dois aviões militares venezuelanos que sobrevoaram ontem uma unidade do Exército, é uma estratégia para distrair a atenção dos assuntos internos do país.

“A tirania condena o caráter democrático do líder opositor Leopoldo López e para dissimular provoca a Colômbia com aviões”, escreveu Uribe em sua conta no Twitter em referência à condenação de mais de 13 anos imposta ao político venezuelano.

Na manhã de hoje, o Ministério da Defesa da Colômbia denunciou a violação de seu espaço aéreo quando duas aeronaves militares venezuelanas “ingressaram 2,9 quilômetros dentro do espaço aéreo colombiano, sobrevoando a zona de Majayura”.

“Posteriormente, os dois aviões militares venezuelanos sobrevoaram uma unidade militar do Exército Nacional na região da Flor, ingressando em território pátrio 2,27 quilômetros aproximadamente, saindo velozmente novamente rumo a Castilletes”, acrescentou o comunicado do Ministério da Defesa.

As relações entre Venezuela e Colômbia passam por um momento de particular tensão após quase um mês de fechamento fronteiriço entre ambos países na passagem entre o departamento colombiano do Norte de Santander e o estado venezuelano de Táchira.

O fechamento começou em 19 de agosto com a ordem de Maduro, que o justificou sob o argumento de combater o narcotráfico e supostos paramilitares.

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), mais de 21 mil colombianos foram expulsos ou deixaram a Venezuela desde 19 de agosto. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.