Vulcão equatoriano Cotopaxi tem pequena explosão e emissões de cinza
Quito, 20 ago (EFE).- Uma pequena explosão e emissões de cinza foram registradas nesta quinta-feira no vulcão equatoriano Cotopaxi, cuja área de influência está submetida a um “alerta amarelo” por precaução, informou o Ministério Coordenador de Segurança do Equador.
Com base na informação divulgada pelo Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional, encarregado da vigilância técnica do vulcão, a pasta afirmou em seu último relatório que às 7h08 locais (9h08 em Brasília) foi registrada “uma pequena explosão” no Cotopaxi.
O documento explica que “pela tarde houve emissões de cinza e vapor que alcançaram 1.500 metros sobre o nível da cratera” que, por efeitos do vento, se dirigiram rumo ao sudoeste da montanha.
“A precisão é que as regiões de Lasso, Pastocalle e Mulaló sejam afetadas pela queda de cinza”, diz o relatório do Ministério.
O Ministério da Agricultura entregou nos últimos dias cerca de 49 toneladas de resíduos de banana para alimentar o gado das zonas afetadas na província de Cotopaxi.
A Secretaria de Gestão de Riscos entregou máscaras e cobertores em algumas regiões próximas ao vulcão e reforçou ações de capacitação à população diante a situação registrada desde a semana passada.
As autoridades locais de zonas próximas fazem simulações e reuniões de capacitação sobre medidas de prevenção ao pessoal e administradores dos albergues estabelecidos para enfrentar a situação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.