Vulcão próximo à usina nuclear no Japão registra pequena erupção

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 07h18

Tóquio, 19 ago (EFE).- O monte Sakurajima, situado próximo a uma usina nuclear do Japão, registrou nesta quarta-feira uma pequena erupção após vários dias de alerta na região perante o aumento da atividade sísmica em torno do vulcão, que nos próximos poderia causar explosões de maior escala.

Segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), uma das crateras do Sakurajima, localizado junto à cidade de Kagoshima, na ilha de Kyushu, registrou a pequena erupção às 3h13 (horário local, 15h13 de terça-feira em Brasília).

O organismo captou imagens da erupção graças a uma câmera de alta definição.

A agência elevou no último dia 15 de agosto de 3 para 4 – de uma escala de 5 – seu nível de alerta para o Sakurajima, de 1.117 metros de altura, perante o forte aumento de terremotos vulcânicos, o que provocou a evacuação de 70 pessoas que moram a cerca de três quilômetros de duas crateras.

O número de terremotos em torno de Sakurajima se reduziu nos últimos dias, mas a JMA acredita que a pressão na câmara de magma do vulcão é bastante alta, o que aumenta a possibilidade que se produza uma “erupção de grande escala” nos próximos dias, afirmou a agência em comunicado.

O vulcão fica a cerca de 50 quilômetros da usina nuclear de Sendai, que foi reativada no último dia 11 de agosto após dois anos de blecaute nuclear no Japão motivados pelo acidente causado na central de Fukushima pelo terremoto e tsunami que arrasou o nordeste do país em março de 2011.

No entanto, a Kyushu Electric Power, operadora da central, descartou que uma erupção de grande escala possa afetar o funcionamento da usina. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.