Zarif retorna hoje a Teerã para consultas com seu governo
Viena, 28 jun (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, viajará neste domingo para Terrã, partindo de Viena, onde lidera a delegação de seu país nas conversas nucleares com o Grupo G5+1, informou o porta-voz de sua equipe negociadora.
Um porta-voz iraniano indicou hoje à imprensa que Zarif estaria de volta em Viena amanhã mesmo /, sem dar mais explicações.
No entanto, outra fonte indicou em entrevista à agência de notícias austríaca APA que Zarif volta a Teerã para receber instruções de seu governo.
“O assunto é muito delicado e de máxima importância para o futuro do país. Por isso, Zarif deve manter consultas”, assinalou esse diplomata.
As negociações nucleares começaram sábado em nível ministerial em um ambiente de moderado otimismo, a apenas três dias para vencer o prazo que as partes estabeleceram para chegar a um acordo.
Zarif e o secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniram ontem duas vezes e esta manhã tiveram outro encontro de duas horas, indicaram fontes americanas.
O iraniano não é o único ministro que deixa Viena hoje, já que o responsável francês, Laurent Fabius, irá esta tarde a Nova York, e é esperado de volta na capital austríaca na terça -feira ou na quarta-feira.
O chamado grupo 5+1, composto pelos Estados Unidos, Rússia, China, França, o Reino Unido e Alemanha, tenta fechar até 30 de junho um acordo que ponha fim a 13 anos de disputa nuclear com o Irã.
As partes seguem ainda em desacordo sobre como será a verificação do cumprimento do acordo e sobre como suspender as sanções internacionais que pesam sobre a República Islâmica.
A alta representante da União Europeia (UE), Federica Mogherini, assinalou hoje a sua chegada a Viena que se for necessário as negociações poderiam se prolongar para além da data estipulada. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.