Vice do PL atua junto a ministro de Lula para que Apaes não sejam prejudicadas

Márcio Alvino (SP), reconhecido como o “deputado das Apaes”, está atuando diretamente junto ao ministro Camilo Santana

  • Por Bruno Pinheiro
  • 03/11/2025 16h30 - Atualizado em 03/11/2025 16h31
  • BlueSky
JF DIORIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:234494 Camilo Santana Camilo Santana recebeu vice-presidente do PL para tratar da Apaes

O vice-presidente nacional do PL, deputado federal Márcio Alvino (SP), reconhecido como o “deputado das Apaes”, está atuando diretamente junto ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao lado de outros parlamentares do Partido Liberal, para assegurar que o novo Decreto nº 12.686 não traga prejuízos às Apaes nem às escolas de educação especial em todo o país.

O decreto, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva, gerou preocupação entre famílias e instituições, ao prever a obrigatoriedade de matrícula de crianças com deficiência na rede regular de ensino.
Diante dessa insegurança, Márcio Alvino tem dialogado com o Ministério da Educação e com as entidades representativas para garantir segurança jurídica, estabilidade e respeito à autonomia das famílias.

Durante a reunião desta semana, o ministro Camilo Santana reconheceu os problemas do texto e se comprometeu a rever pontos sensíveis do decreto, assegurando que o novo texto será construído em consenso com o Congresso Nacional, as Apaes, as Pestalozzis e demais instituições especializadas.

“As Apaes não podem ser tratadas como um problema, porque elas são parte essencial da solução. Elas são o coração da educação especial brasileira. E estamos atuando firmemente, junto com os demais parlamentares do PL, para garantir que nenhuma dessas instituições seja prejudicada por esse decreto”, afirmou Alvino.

Além da atuação política em defesa das Apaes, o deputado é também o maior investidor no segmento de educação especial em São Paulo.
Segundo levantamento do gabinete, mais de R$ 51 milhões em emendas parlamentares já foram destinados a mais de 300 unidades da Apae em mais de 100 municípios paulistas, consolidando Alvino como o parlamentar que mais destinou recursos para o fortalecimento das Apaes nos últimos anos.

Esses investimentos têm transformado realidades em todo o estado. Em Jacareí, os recursos possibilitaram a criação de uma sala de estimulação precoce; em Mongaguá, ajudaram a renovar equipamentos; e em Ubatuba, permitiram a construção de uma nova sede da APAE.
Nos últimos três anos, 84 unidades foram fortalecidas, beneficiando mais de 25 mil pessoas com deficiência e suas famílias.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a inclusão e a dignidade, Márcio Alvino reafirma sua posição em defesa das APAEs e da educação especial no Brasil, garantindo que essas instituições continuem oferecendo o cuidado e o acolhimento que milhares de famílias brasileiras dependem todos os dias.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.