O ‘Jornal de Esportes’ da Jovem Pan virou referência e inovou o noticiário do segmento no rádio nos anos 70
O primeiro programa foi ao ar em janeiro de 1975 e contou com a presença do técnico Oswaldo Brandão
“Jornal de Esportes/Jovem Pan/Jornal de Esportes/Jornal de Esportes, Jovem Pan/Jornal de Esportes”: esse era o texto da vinheta de abertura do “Jornal de Esportes” que entrou no ar, pela primeira vez, no dia 13 janeiro de 1975, ao meio-dia. A gravação dessa edição do programa está preservada, praticamente na íntegra, nos nossos arquivos e traz um desfile de vozes inesquecíveis da história do rádio, como Joseval Peixoto, Osmar Santos, Randal Juliano, Barão Fittipaldi e Cândido Garcia.
Além das manchetes apresentadas pela equipe de esportes da Pan, o primeiro programa contou com convidados especiais: Paulo Machado de Carvalho e o jornalista Mauro Pinheiro, que na época era senador. Entretanto, o ponto alto foi a presença nos estúdios do então técnico do Palmeiras, Oswaldo Brandão. Havia muita especulação de que ele poderia ser contratado para comandar a seleção brasileira, o que efetivamente se confirmou.
Jornalistas de outros veículos de comunicação foram convidados a fazer perguntas a Oswaldo Brandão, como Juarez Soares, na época na TV Globo. Outro destaque foi quando a reportagem da Jovem Pan colocou no ar Roberto Rivellino, que, depois da derrota na final do Paulista de 1974, estava de saída do Corinthians e iria para o Fluminense. Riva também conversa, ao vivo, com Brandão
Infelizmente, o áudio se inicia com o programa já com alguns minutos em andamento. A primeira voz que aparece é a de Paulo Machado de Carvalho, o “Marechal da Vitória”, que responde a perguntas de Osmar Santos e de Joseval Peixoto. Durante a apresentação das manchetes, com os destaques do dia, Randal Juliano mostra como era versátil, ao fazer comentários sobre todos os tipo de esportes. De quebra, no fim da gravação, podemos ouvir o início do “Jornal de Integração Nacional”, que sucedia o Jornal de Esportes, em 1975.
Jornal dos Esportes – 13/01/1975
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.