Itália no lugar do Irã: a sugestão sem noção do assessor de Trump
ITÁLIA no lugar do Irã. Essa foi a sugestão, digamos, bastante criativa que Paolo Zampolli — enviado especial do presidente Donald Trump para Parcerias Globais e assessor da Casa Branca — apresentou diretamente a Trump e a Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Aparentemente, a ideia foi ignorada por ambos.
Na imprensa internacional, Zampolli é descrito como um facilitador de contatos entre elites, negócios e poder. Quando esse tipo de trabalho é bem feito, torna-se uma das ferramentas mais poderosas do mundo. Quando é mal executado ou carregado de arrogância, vira “pedir favor” disfarçado de amizade.
Ele próprio contou que, como italiano de nascimento, sonhava em ver a Azzurra — tetracampeã mundial — no lugar do Irã na Copa de 2026.
Felizmente, a reação italiana foi rápida e firme. Ministros, incluindo o do Esporte, Andrea Abodi, não hesitaram: “A classificação se conquista em campo”. Classificaram a sugestão como inapropriada e vergonhosa.
Paolo Zampolli acabou se tornando o exemplo clássico de alguém que circula nos mais altos círculos de poder e opera num universo paralelo, onde as regras básicas de mérito, decoro e bom senso parecem não valer.
O episódio viralizou e virou meme mundial em menos de 24 horas.
Moral da história: Acesso ao poder não compra bom senso.
continue lendo
Mundo
Irã responde aos ataques dos EUA com ofensiva contra bases americanas
A Guarda Revolucionária anunciou ofensivas contra alvos na Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein e na região autônoma curda do Iraque
- Paulinho: a cabeça de um reforço parado Wanderley Nogueira · há 15 horas
- Real: Endrick fica; o lugar não espera Wanderley Nogueira · há 2 dias
- UEFA e Fifa: a “paz armada” de Infantino Wanderley Nogueira · há 4 dias
- Santos: o melhor time do mundo ontem. A luta para não cair hoje Wanderley Nogueira · há 4 dias