Aras diz ao STF que decisão sobre reeleição de Maia e Alcolumbre é do Congresso
O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou considerar que a decisão sobre permitir ou não a reeleição dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cabe ao Congresso, e não ao Judiciário. O parecer segue o entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU) e foi comunicado em uma manifestação enviada pelo PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento de que a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado é um assunto interno do Legislativo tem ganhado força entre diferentes alas do Supremo. Nos bastidores, a manifestação da AGU, seguido agora pela PGR, foi interpretada como um sinal de que o governo de Jair Bolsonaro não se opõe à recondução de Maia e Alcolumbre. A eleição da cúpula do Congresso está marcada para fevereiro de 2021. O relator da ação, ministro Gilmar Mendes, pretende levar o caso ao plenário do STF ainda neste ano, em sessão por videoconferência.
O parecer de Aras foi encaminhado nesta segunda-feira (21) ao Supremo. Na peça, o PGR defende a improcedência de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PTB que tenta barrar antecipadamente a possibilidade de reeleição dos atuais comandantes da Câmara e do Senado. “Não cabe ao Judiciário, ainda que pela via do controle abstrato de normas, substituir-se ao Legislativo a fim de definir qual o real significado da previsão regimental. Tal conduta representa inequívoca afronta ao princípio da divisão funcional de Poder”, diz o PGR.
[jp-related-posts ids=”979850,973070,972301″]
No mês passado, em resposta à mesma ação movida pelo PTB, o Senado defendeu a legalidade da reeleição dos presidentes do Congresso. O documento, assinado pela Advocacia-Geral do Senado, cita que a regra proibindo a recondução teve como origem uma vedação criada ainda na ditadura militar, por meio do Ato Institucional número 16, de 1969.
*Com Estadão Conteúdo
continue lendo
Política
‘Leviandade’, diz ex-comandante da FAB acusado por Flávio de pedir votos para Lula
O tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior disse que o comentário foi uma forma de o candidato fugir de uma pergunta feita durante sabatina
- Tarcísio diz que Flávio já prestou esclarecimentos sobre ‘Dark Horse’ Estadão Conteúdo · há 3 horas
- ‘Perdi a Janja depois de 45 anos de casado’, diz Lula ao confundir atual esposa com Marisa Jovem Pan · há 4 horas
- O que quer cada região do país? Disputa eleitoral passa pelas prioridades de cinco ‘Brasis’ Agência Senado · há 4 horas
- Flávio faz motociata em Angra e diz que é preciso ‘destravar amarras ambientais’ Estadão Conteúdo · há 6 horas