JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal Jovem Pan | 01h30 - 03h00
Política

Governo muda posição pela segunda vez sobre conteúdos de redes sociais gerados por terceiros

AGU havia argumentado que o artigo 19 do Marco Civil da Internet era inconstitucional; texto determina que as plataformas só podem ser responsabilizadas após uma decisão judicial

Redação

APLICATIVOS-CELULAR-REDES SOCIAIS
APLICATIVOS-CELULAR-REDES SOCIAIS Unsplash/Panos Sakalakis

O governo Lula alterou sua posição pela segunda vez em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a responsabilidade das redes sociais por conteúdos gerados por terceiros. O advogado-geral da União, Jorge Messias, havia inicialmente argumentado que o artigo 19 do Marco Civil da Internet era inconstitucional. Esse artigo determina que as plataformas só podem ser responsabilizadas por conteúdos de terceiros após uma decisão judicial. Recentemente, a Advocacia-Geral da União apresentou uma proposta que busca a derrubada parcial dessa norma, mantendo a proteção apenas em situações específicas, como a liberdade de imprensa e a proteção da honra de figuras públicas.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Essa mudança de postura indica uma nova abordagem do governo em relação à regulação das redes sociais. Com a nova proposta, as plataformas poderão ser responsabilizadas por conteúdos considerados “ilícitos” sem a necessidade de uma ordem judicial prévia. Isso inclui crimes graves, como terrorismo e abusos contra crianças. Para casos de perfis falsos e disseminação de desinformação, a responsabilização poderá ocorrer após uma notificação extrajudicial. A intenção do governo é expandir as exceções ao regime atual do Marco Civil, que já contempla mecanismos para lidar com violações de direitos autorais e conteúdos de nudez não consentida.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

[jp-related-posts ids=”1792544,1792859,1792623″]