Líder da oposição na Câmara critica GLO em Belém: ‘Brasil de duas castas’
O deputado Luciano Zucco, líder da oposição na Câmara, criticou nesta segunda-feira (3) a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aprovar Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém, durante a realização da COP 30. “É a consagração de um Brasil de duas castas: o das elites protegidas pela GLO e o da população abandonada à violência e à insegurança”, escreveu o político em uma rede social. A crítica de Zucco vem uma semana depois da megaoperação no Rio de Janeiro, ocorrida na terça-feira (28), em que o governo teria negado três pedidos de ajuda feitos pelo governador Cláudio Castro (PL-RJ) para combater o Comando Vermelho. A ação deixou 121 mortos, sendo 4 policiais.
“O mesmo Estado que ignora os apelos por reforço no combate ao crime agora se apressa em acionar tanques e soldados para proteger chefes de Estado, políticos e diplomatas durante a COP30”, disse o deputado. O decreto da GLO atendeu ao pedido do governo do Pará, Helder Barbalho, e permite que as Forças Armadas atuem em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, “com o objetivo de garantir a segurança das delegações, chefes de Estado, autoridades estrangeiras e representantes da sociedade civil, além de preservar a ordem pública e a normalidade das atividades locais”, diz o decreto.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
[jp-related-posts ids=”2074337,2074142″]
Assuntos
continue lendo
Política
Mensagens apontam que Vorcaro temia vazamento de jantar com ‘Flávio’ e ‘Bolso’
Troca aconteceu em dezembro de 2024; empresário Flávio Carneiro marcou encontro entre o banqueiro, "xará" e "o pai dele"
- Após Moraes se declarar impedido, Fux se torna relator de caso que envolve Viviane Barci Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Flávio lamenta morte de Rick e posta vídeo do cantor tocando para Bolsonaro Fernando Keller · há 3 horas
- Jorginho Mello reassume governo em SC após fortes chuvas atingirem o estado Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Na ONU, Lula critica EUA, Israel e ‘inimigos externos’ antes das eleições no Brasil Marcelo Bamonte · há 6 horas