Oposição protocola pedido de impeachment contra o Ministro da Justiça
O deputado Federal Hélio Lopes (PL- RJ) protocolo nesta quarta-feira (22) uma denpuncia por crime de responsabilidade contra o Ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva.
“Após essa coletiva vamos protocolar uma denúncia crime, um pedido de impeachment com base na constituição federal contra o Ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, também vamos adotar medidas na esfera penal com encaminhamento dos fatos”, afirmou o parlamentar nesta quarta-feira (22).
O deputado argumenta que a atuação do delegado da Polícia Federal, Marcelo Ivo, nos Estados Unidos levanta dúvidas sobre a atuação de agentes públicos brasileiros no exterior e pode ter gerado impacto direto na credibilidade do país e nas relações internacionais. Segundo o deputado, a iniciativa também será encaminhada ao Ministério Público.
No documento, Lopes diz que a denúncia deve ser apresentada perante a Câmara dos Deputados, e que competirá a ela, “por dois terços de seus membros, a instauração de processo por crime de responsabilidade contra Ministros de Estado.”
O pedido de Hélio vem após o governo dos Estados Unidos da América, por meio do Departamento de Estado, solicitar a retirada imediata do delegado da Polícia Federa, Marcelo Ivo de Carvalho, do território norte-americano, onde exercia a função de oficial de ligação na Flórida.
“A medida teria decorrido de atuação irregular de agentes vinculados à Polícia Federal brasileira, com o objetivo de promover a captura do ex-deputado Alexandre Ramagem por meio de mecanismos migratórios, contornando os instrumentos formais de cooperação internacional, notadamente o procedimento de extradição.”, explica o documento.
Brasil responde a decisão dos EUA
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, disse nesta quarta-feira (22) queretirou as credenciais de um policial de imigração dos Estados Unidos do sistema da corporação. A medida, segundo ele, foi de acordo com o princípio da reciprocidade.
Em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, Rodrigues explicou que o delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho, envolvido na detenção do ex-deputado federal Alexandre Ramagem, estava em missão nos Estados Unidos e teve as suas credenciais retiradas do sistema norte-americano. O diretor-geral da PF negou que o agente tenha sido expulso e disse que ele mesmo ordenou o retorno ao Brasil.
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- PF diz a Fachin que pode enviar dados de celular de Vorcaro ao STF: ‘Plenas condições’ Nícolas Robert · há 2 horas
- Dark Horse: Dino cita Mario Frias como possível líder de organização ligada ao PCC Jovem Pan · há 3 horas
- Dino retira sigilo de apuração sobre Frias que liga desvios em SP ao filme ‘Dark Horse’ e ao PCC Bruno Pinheiro · há 3 horas
- Relação com Lula e Flávio, crise no STF e ‘Dark Horse’: entenda o caso Master AFP · há 6 horas