Acusação contra Fillon abre espaço para crescimento de Marine Le Pen na França
O candidato presidencial francês François Fillon vem sendo acusado de efetuar uma série de pagamentos irregulares, com dinheiro público a seus familiares.
Com os escândalos que atingiram o representante da direita moderada na França, a União Europeia agora começa a encarar a possibilidade concreta de assistir a real ascensão de Marine Le Pen, uma versão feminina de Donald Trump, representante da extrema direita francesa.
Se isso de fato ocorrer, seria uma espécie de ultimo golpe na União Europeia.
O professor de Relações Internacionais da FAAP, Marcus Vinicius de Freitas conversou com a Jovem Pan, direto do Reino Unido, onde está atuando como professor visitante da Universidade de Oxford.
Ele contou como os escândalos envolvendo o candidato conservador na França estão repercutindo em um crescimento da extrema direita e colocando em cheque a União Europeia. “O grande desafio da União Europeia é que ela não tem conseguido corresponder às expectativas dos cidadãos da União Europeia. Criou-se uma quantidade de empregos miseráveis, gerando produtos para desempregados. Isso significa que existe uma grande camada da população que entende que o processo não está sendo positivo”, disse.
Antes das denúncias, François Fillon era considerado o candidato com mais chances de derrotar a Líder da Frente nacional.
O campo de apoiadores de Fillon faz agora uma disputa para que ele retire sua campanha e seja substituído.
Enquanto não há uma decisão dos conservadores sobre o tema, quem ganha espaço para disputar um possível segundo turno com Le Pen é o centrista Emmanuel Macron.
*Informações da repórter Helen Braun
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.