Alckmin nomeia Elias Rosa para a pasta da Justiça e Defesa da Cidadania

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2016 07h06
Márcio Fernando Elias Rosa

 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira (30) o procurador de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa para a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado. Elias Rosa substituirá o desembargador Aloísio de Toledo César, que deixa o cargo por motivos pessoais.

Elias Rosa ingressou no Ministério Público de São Paulo em 1986, trabalhou como promotor de Justiça no Vale do Ribeira, em Apiaí, Sumaré e Barueri. Na capital, atuou na Promotoria de Justiça Criminal de Santo Amaro, zona sul paulistana, e na Promotoria de Justiça da Cidadania, hoje Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social.

Em 2009, Márcio Elias Rosa foi promovido a procurador de Justiça e, por dois mandatos consecutivos, desempenhou a função de procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo.

No cargo, promoveu ações efetivas em prol do acesso à Justiça, dos direitos sociais, da defesa do consumidor, da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, da tutela ambiental e da defesa do patrimônio público.

O novo secretário é professor universitário e da Escola Superior do MP, além de autor de livros e artigos sobre Direito Constitucional e Direito Administrativo e Tutela Coletiva. É professor emérito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie.

Reportagem: Fernando Martins