Brasil pelo Mundo – Petrobras, Zika, Olimpíadas e João Santana

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2016 16h30
The Guardian - zika

El País – Espanha

O diário espanhol fez uma matéria especial sobre os últimos moradores da comunidade da Vila Autódromo, no Rio de Janeiro, que lutam para manter suas residências no local onde ocorreram desapropriações para as obras dos Jogos Olímpicos deste ano. Hoje, 97% das obras do Parque Olímpico estão concluídas e a favela está praticamente reduzida a escombros, mas cerca de 50 famílias ainda estão relutantes em deixar este pedaço de terra.

The Guardian – Inglaterra

O jornal britânico publicou o relato de Rozana Ribeiro, uma enferemeira que trabalha junto com a Cruz Vermelha. Ela fala do medo da população, especialmente das gestantes, em relação ao vírus zika e à velocidade com que ele se espealhou pelo território nacional. Uma das preocuopações é a falta de informações que ainda prevalece em alguns lugares, como por exemplo, a falsa ideia de que se a água parada estiver limpa não possibilitará a formação de um foco de Aedes aegypti.

The New York Times – Estados Unidos

A prisão do marqueteiro João Santana foi o assunto abordado pelo jornal americano. Na análise, se comprovada a tese de que Santana recebeu dinheiro ilícito da Petrobras, isso poderia invalidar a apertada vitória sobre a oposição da cliente mais importante do estrategista, Dilma Rousseff.

Clarín – Argentina

O principal assunto discutido pelo jornal do país vizinho foi a votação que tirou da Petrobras a exclusividade na exploração do pré-sal. Senadores do PT consideraram a medida apresentada por José Serra uma “traição”.