Chuvas acima da expectativa no início do verão podem recuperar Cantareira ainda em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 22/12/2015 12h43
Em Jacareí Nilton Cardin/Folhapress Vista da represa do Jaguari

 O verão começou nesta terça-feira (22/12) e chuva acima das expectativas fará com que o Sistema Cantareira saia do volume morto, provavelmente, ainda em dezembro.

De acordo com a Sabesp, faltam 2,7 pontos porcentuais para que a reserva técnica seja preenchida. Em maio de 2014, os técnicos começaram a captar a água mais profunda do manancial, atingido pela maior estiagem em décadas em São Paulo.

Falando ao repórter Tiago Muniz, o secretário de Saneamento do Estado, Benedito Braga, considera os três próximos meses decisivos: “Para o ano que vem, nós teremos uma situação bem melhor do que tivemos no ano passado. Como o governador falou, vai depender da chuva, mas tem uma boa possibilidade de sair do volume morto este ano”. Braga acrescenta que, apesar das condições menos críticas, a população deve continuar economizando água.

O meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital paulista, Michel Pantera, não descarta chuva acima da média no verão: “Deve ficar próximo à média, um pouco acima ou um pouco abaixo, mas por conta desses temporais nos finais de tarde, a gente acaba tendo alguns meses mais chuvosos. Geralmente alterna um mês chuvoso com um mês mais seco”. Pantera lembra que a influência do fenômeno El Niño provoca o aumento das temperaturas.

Em entrevista a Thiago Uberreich, o engenheiro hidráulico da USP, José Carlos Mierzwa, lembra que o Cantareira está longe de ser recuperado: “Mesmo assim, ainda não é suficiente para que o nível do reservatório recupere o volume de forma que as ações de redução de consumo e de concentração da população sejam abandonadas”. Mierzwa estima que o Cantareira só estará em uma posição confortável com 30% do volume útil.

A Sabesp informou que vai aumentar a retirada de água do sistema para dar conta do aumento da demanda no verão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.