Cientistas constatam existência de planeta parecido com a Terra
Cientistas descobrem um planeta parecido com a Terra, girando em torno de um Sol parecido com o nosso e que pode ter água e, quem sabe, vida.
A equipe do Observatório Europeu do Sul constatou a existência do planeta Próxima B girando em torno da estrela Próxima Centauri. Essa estrela está a quatro anos-luz da Terra, fazendo dela a mais próxima da gente a exceção do nosso próprio Sol.
O pesquisador James Jenkins, da Universidade do Chile, explicou as questões que podem começar a serem respondidas com o descobrimento.
“As questões que estamos tentando responder é: Quãos únicos são os seres humanos do planeta Terra? O quão único é o nosso sistema solar? Quão único é esse planeta? Somos os únicos planetas a ter vida? Ou o único planeta com condições de sustentar vida?”, disse.
Mesmo sendo a nossa estrela vizinha mais próxima à exceção do Sol, levaríamos milhares de anos numa viagem espacial até Próxima Centauri.
Jenkins, que participou da descoberta, afirmou que a descoberta do planeta Próxima B é apenas o começo: “isso é como se fosse só um aperto de mão entre nós e Próxima B.”
O time de mais de 30 cientistas reunidos pelo Observatório Europeu do Sul coletou dados por 16 anos. Só agora foi possível se certificar da existência de Próxima B por causa dos novos equipamentos que possibilitaram distinguir o planeta da espécie de ruído emitido pela estrela.
Confira a reportagem completa de Tiago Muniz:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.