Confronto entre PMs e sem-teto termina com 3 feridos e 3 detidos no centro de SP

  • Por Jovem Pan
  • 02/11/2016 06h35
Confronto entre PMs e sem-teto termina com 3 feridos e 3 detidos no centro de SP

Confronto entre PMs e Sem-teto termina com pelo menos três feridos e três detidos na região da Sé, no Centro de São Paulo. Dois dos feridos são policiais militares, atingidos por pedradas, e o outro é uma jornalista, que recebeu um disparo de bala de borracha.

A confusão ocorreu no início da madrugada desta quarta-feira (2), durante uma tentativa de ocupação de um prédio particular na Rua José Bonifácio.

O imóvel, que pertenceria a uma imobiliária e estaria onerado com dividas de IPTU, fica a poucos metros da sede da Secretaria da Segurança Pública e do Ministério Público Estadual.

Integrantes do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, e da FLM, Frente de Luta por Moradia, conseguiram entrar no imóvel. Mas PMs foram acionados e chegaram rapidamente ao local, onde teriam sido recebidos com pedradas, quando revidaram, com tiros de balas de borracha.

Os policiais arrombaram a porta do imóvel e jogaram bombas de gás, mas os invasores, incluindo crianças e idosos, saíram por outro acesso.

Na fuga, os sem-teto atearam fogo em lixeiras e interditaram as pistas da Avenida 23 de Maio.

Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana também foi apedrejada. Pedras, pedaços de madeira, cartuchos de balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e barras de ferro ficaram espalhados pelo chão.

Uma fotógrafa do jornal Folha de S. Paulo foi atingida, na barriga, por um disparo de bala de borracha e precisou ser socorrida. Líderes dos movimentos disseram que é a terceira vez que o grupo ocupa o mesmo edifício, mas a primeira em que são expulsos pela PM.

*Informações do repórter Paulo Edson Fiore