Decreto de Trump faz crescer interesse de brasileiros pelo Canadá

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2017 08h41
Marcelo Camargo / Agência Brasil Marcelo Camargo / Agência Brasil Emissão de novos passaportes será interrompida pela Polícia Federal

Chegada de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos tem feito a procura de brasileiros pelo visto norte-americano cair e pelo canadense aumentar.

Isso graças ao discurso e a política de Trump contra migrantes, além do fato do Canadá ter um estilo de vida parecido com o dos EUA.

De acordo com a agência canadense de imigração, refúgio e cidadania (CIC), cerca de 92 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente no Canadá entre janeiro e setembro de 2016.

O fundador da agência Infovistos Alexandre Luis Pedrosa disse que a procura por vistos no Canadá aumentou mais de 60% neste ano. “Eu tive em torno de 60% a 62% de aumento em procura e visto efetivado para o Canadá”, contou.

De acordo com Pedrosa, já houve casos de brasileiros que foram para países do Oriente Médio e que não puderam voltar aos EUA depois que Donald Trump assumiu a presidência.

A artesã Simone Lopes pretende fazer um curso de inglês no exterior e explicou o motivo pelo qual escolheu o Canadá em vez dos Estados Unidos. “A minha preferência inicial era os Estados Unidos, em função do idioma e da cultura. Mas com a entrada do Trump eu fiquei receosa em relação a conseguir retirar o visto e por conta da política econômica de lá”, disse.

Ela afirmou ainda que os próprios familiares que residem nos EUA a aconselharam a escolher o país vizinho.

De acordo com uma estimativa do Itamaraty, hoje há cerca de 36 mil brasileiros que moram no Canadá, sem contar os residentes temporários.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.