Entidades querem unificar aposentadorias para ampliar caixa da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2016 08h39
  • BlueSky
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas dinheiro

Centrais sindicais defendem unificação das aposentadorias e o fim das desonerações agrícolas para ampliar o caixa da Previdência. Uma análise do Dieese propõe formas que poderiam garantir ao governo uma arrecadação extra anual de R$ 115 bilhões.

As entidades defendem a tributação dos jogos de azar, revisão das isenções à filantropia, maior fiscalização, cobrança de débitos e leilões de prédios.

Em entrevista à Jovem Pan, o diretor do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, ressaltou que a ajuste não pode exclusivamente penalizar os trabalhadores.

“O ajuste da previdência, seja ele todo feito em cima do direito dos trabalhadores, na medida em que há espaço que a receita da Previdência seja melhor cuidada. Por isso as centrais propuseram esse conjunto de medidas”, disse.

O modelo seria um alívio para o caixa da Previdência, mas não resolveria o desequilíbrio no longo prazo, com o aumento da expectativa de vida.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, reforçou que toda a população deverá participar das discussões e no sacrifício.

“Quem trabalha no setor privado tem um tipo de aposentadoria que não se compara a um parlamentar, por exemplo. Não estou dizendo de valores”, explicou.

O fim da desoneração das exportações do agronegócio, hoje isentas de contribuição previdenciária, representaria R$ 6,6 bilhões.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, avaliou que a discussão política passará pela divisão das responsabilidades com toda a população ou não será votada.

“Se o Governo tiver vontade política, ele terá forças de toda a sociedade e pela primeira vez na história tenhamos todos os trabalhadores em uma única categoria”, disse.

As centrais e o Dieese colocam as propostas agora para uma avaliação nas negociações da reforma, como novas fontes além dos trabalhadores.

O governo pretende discutir e votar uma nova regra da Previdência em 2017, em busca da sustentabilidade do sistema no longo prazo.

*Informações do repórter Marcelo Mattos


  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.