Alckmin comenta pré-candidatura de Haddad ao governo de SP: ‘Coragem da moderação’
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que o ministro Fernando Haddad possui “a coragem da moderação” ao comentar a pré-candidatura do petista ao governo de São Paulo. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (19) durante a Caravana Federativa, no ABC Paulista. Segundo Alckmin, o evento busca aproximar os órgãos da federação. “Quando a gente aproxima município, estado e União, ganha a população”, disse.
Durante o encontro, Alckmin detalhou a assinatura do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), que visa reduzir custos de produção afetados por conflitos de guerras. “A indústria química é afetada pela guerra, problemas de gás natural, petróleo. Então vai ser dado um estímulo à indústria química para melhorar sua competitividade”, explicou o vice-presidente. Ele acrescentou que a medida “retira tributos para os insumos da indústria química, nafta e outros produtos, e também estimula investimento na indústria para modernização do parque industrial”.
Sobre o preço dos combustíveis, Alckmin ressaltou que a prioridade é evitar reajustes ao consumidor. “O governo priorizou duas questões básicas: primeiro, garantir o abastecimento […] a segunda é evitar aumento de preço”, afirmou. Para isso, ele lembrou que a gestão federal suspendeu a cobrança de tributos. “O governo federal retirou os impostos federais, PIS e Cofins, zerou, tirou tudo sobre o diesel para segurar aí o preço, e deu um subsídio de R$ 0,32 também para tentar segurar o preço”, disse.
O vice-presidente também defendeu o modelo da Caravana Federativa para o desenvolvimento regional. “O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, então é muito importante fortalecer a federação”, declarou. O evento conta com a presença de representantes de pastas como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura para a assinatura de convênios com prefeituras locais.
Pré-candidatura de Haddad
O Partido dos Trabalhadores (PT) marcou para sexta-feira (20), às 10h, o anúncio oficial da pré-candidatura de Haddad ao Governo do Estado de São Paulo. O evento ocorrerá no Sindicato dos Químicos, na capital paulista, e contará com a presença do presidente Lula.
Haddad deve se dedicar integralmente à campanha a partir de abril, após um curto período de descanso. Embora seu nome tenha sido cogitado para o Senado, a decisão foca na disputa estadual, visando garantir um apoio para a campanha presidencial de Lula em São Paulo.
Internamente, o PT busca agora definir o nome para ser o vice-governador, preferencialmente uma figura de centro para ampliar o diálogo com eleitores menos alinhados à esquerda. Para o Senado, nomes como Simone Tebet e Marina Silva estão entre as tendências para compor a chapa majoritária.
[jp-related-posts ids=”2115877,2115875″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
SP amanhece com chuva e frio; temperatura durante o dia varia entre 17ºC e 23ºC
Todo o Estado de São Paulo, incluindo a capital, está sob alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestades
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 1 semana
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 1 semana
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 1 semana
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 1 semana