Especialistas recomendam cuidado redobrado com a segurança nas férias

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2015 12h29
Estrada controlada pela MGO Rodovias

 Período de férias e Réveillon exige atenção redobrada em relação à segurança de carros e imóveis. Em meio aos feriados prolongados de final de ano, os criminosos aproveitam para assaltar residências que estão vazias. Especialistas recomendam que a viagem seja mantida sob sigilo, para não despertar a atenção das quadrilhas.

Presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica, João Palhuca, diz a Thiago Uberreich que casas sem moradores são bons alvos para bandidos: “Não revele para ninguém que você vai viajar, exceto para alguém de confiança que vai te ajudar na sua ausência. Não coloque a sua viagem nas redes sociais. Existem quadrilhas especializadas em pesquisar nas redes associais a ausência de pessoas nas residências”. João Palhuca diz que cartas fechadas e animais soltos são indícios de uma casa vazia.

Para quem vai viajar de carro, também são necessárias providências para garantir a segurança na estrada. Fluidos de freio, lubrificantes do motor, nível de óleo, limpadores de para-brisa e lanternas são alguns dos itens que devem ser checados.

O diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Nilton Monteiro, explica a Marcelo Mattos por que o manual do carro deve ser obedecido: “Se ultrapassar o que está no manual, com certeza vai ter problemas. Se precisar de uma frenagem de emergência, se colocar muita carga atrás, o carro pode ficar mais instável e, se precisar em uma curva da estabilidade do carro, pode perder”. Nilton Monteiro ressalta que viagens em alta velocidade aumentam, consideravelmente, o consumo de combustível. Por isso, recomenda que o motorista faça um bom planejamento de onde irá abastecer em caso de trajetos mais longos.