GCM prende PM e mais 5 por se passarem por falsos fiscais da Defesa Civil em SP

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2017 06h09
“ENTREGA DE VIATURAS DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA” DATA: 23/09/2013 – segunda-feira HORA: 10h30 LOCAL: Vale do Anhangabaú - Centro O Prefeito FERNANDO HADDAD, acompanhado do Senhor ROBERTO PORTO, Secretário Municipal de Segurança Urbana e do Inspetor GILSON MENEZES, Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, participa da solenidade de entrega de viaturas à Guarda Civil Metropolitana e conhece as viaturas do Projeto “Crack é Possível Vencer”.Guarda Civil Metropolitana (GCM) - DIV

Policial militar e mais cinco são presos por se passar por fiscais para extorquir comerciantes e proprietários de obras na Zona Norte de São Paulo. Os suspeitos foram detidos no início da noite desta quarta-feira (19) por homens da Guarda Civil Metropolitana na região do Mandaqui.

Os GCMs faziam o patrulhamento pela Rua Luís Carlos Gentile de Laet, esquina com a Rua Conchita, no Horto Florestal, quando cruzaram com dois veículos – um Renault Sandero e um Fiat Siena, ambos pretos, que exibiam adesivos da Defesa Civil do município.

Como as viaturas do órgão são, normalmente, picapes, pintadas nas cores laranja e branco, eles desconfiaram. Abordados, os suspeitos disseram, a princípio, que eram mesmo fiscais, mas, pressionados, acabaram confessando que se passavam por agentes da prefeitura para realizar fiscalizações em obras e comércios.

Ao encontrar alguma suposta irregularidade, eles extorquiam as vítimas. Um dos membros do bando era um policial militar, que alegou apenas fazer escolta e segurança para o grupo.

Todos foram detidos e encaminhados ao 72º Distrito Policial, da Vila Penteado, onde o caso foi registrado.

Os suspeitos e a carga foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, onde o caso foi registrado.

*Informações do repórter Paulo Edson Fiore