Governo conta com iniciativa privada para dar vazão à produção brasileira

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2016 11h35
Cresce exportação de grãos por contêineres pelo Porto de Paranaguá. Foto: DivulgaçãoExportação

O Governo Federal conta com a iniciativa privada para integrar meios de transporte e dar opções para o escoamento de cargas. Os ministros do Planejamento e da Secretaria dos Portos estiveram nesta sexta-feira (26) em São Paulo falando a empresários e representantes do setor.

Um dos pontos mais debatidos foi como o Programa de Investimentos em Logística deve ser aplicado para dar vazão à produção brasileira.

O titular do Planejamento, Valdir Simão, disse que o Governo possui um projeto atrativo para as empresas: “há um projeto e uma expectativa bastante otimista do Governo. A possibilidade de que possamos atuar juntos e que eesses investimentos possam ser atrativos”.

Para 2016, estão previstas as concessões de seis rodovias, três trechos de ferrovias e leilões de operações em portos.

O ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho, quer tornar as concessões da área mais atrativas para os interessados: “logo após o primeiro leilão, nós convocamos as entidades de representação do setor para opinar e discutir debtaendo quais aperfeiçoamentos poderiam ser feitos, para tornar o leilão mais atrativo perante o mercado”

O leilão do dia 31 de março a ser realizado na Bolsa de São Paulo vai ser o segundo do tipo, oferecendo outorgas na região norte. A expectativa é que a operação renda até R$ 1,7 bilhões aos cofres públicos.