João Doria ultrapassa Marta em pesquisa; Russomanno tem nova queda

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2016 08h06
Pesquisa Parana Prefeito

Em pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com a Jovem Pan, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, permanece a frente dos demais – caso eleição fosse realizada hoje.

Com 27,7% das intenções de voto, Russomanno ainda tem certa vantagem sobre João Doria Jr (PSDB) com 21,2% e Marta Suplicy (PMDB) com 19,5%. O atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) aparece em quarto lugar com 8,5%.

Luiza Erundina (PSOL) vem em seguida com 4,9% e Major Olímpio (SD) com 1,5%. 9,9% dos entrevistados disseram não votar em ninguém e 5,1% ainda não sabem em quem votar.

Ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, o diretor do Instituto, Murilo Hidalgo, destacou que a disputa ao pleito será acirrada: “a pesquisa é fotografia do momento. Este momento mostra que se as curvas continuarem como estão, os tres podem chegar embolados”.

Online Graphing
Create a graph

Índice de rejeição

O atual prefeito, Fernando Haddad, possui índice de rejeição alto de 72,9%. Entre os três primeiros candidatos, Marta Suplicy tem 24,6%, Russomanno aparece com 20,6% e João Doria Jr com 15,6%.

Segundo Marco Antonio Villa, se o índice de rejeição permanecer da forma como aparentou nas últimas pesquisas, a tendência é um crescimento ainda maior de Doria, uma estabilização de Marta e uma possível queda do candidato do PRB.

Segundo turno

Em simulação de um segundo turno, entre Russomanno e João Doria, o candidato do PRB aparece a frente com 44,7% ante 34,9% do tucano.

Na pesquisa anterior do Instituto a diferença entre ambos era maior: 54,3% para Russomanno e 24,1% para João Doria.

Dados da pesquisa

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do município de São Paulo maiores de 16 anos. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.200 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais durante os dias 16 a 20 de setembro de 2016, sendo acompanhadas 20,0% das entrevistas.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº SP- 09893/2016. Tal amostra representativa do município de São Paulo atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,0% para os resultados gerais.