Jornal britânico causa polêmica por capa “sexista” e “ofensiva” com May e Sturgeon
No dia em que se vota a convocação de um novo referendo sobre a independência no Parlamento escocês, o jornal britânico Daily Mail causou polêmica em sua capa, que traz as premiê britânica, Theresa May e a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, sentadas lado a lado.
Com o trocadilho “Never mind Brexit, who won legs-it” (“Esqueça o Brexit, o que interessa são as melhores pernas”, em tradução livre), o jornal fez uma referência direta às pernas das primeiras-ministras.
A capa causou polêmica pelo título ofensivo e sexista. Nas redes sociais, até mesmo deputados criticaram o jornal.
Yvette Cooper, do Partido Trabalhista britânico, reagiu à capa e escreveu em sua conta no Twitter: “Estamos em 2017. As decisões de duas mulheres vão determinar se o Reino Unido vai continuar a existir. E a primeira página das notícias mostra os seus membros inferiores”.
O ex-diretor de comunicação de Tony Blair, Alastair Campbell, pediu para que fosse rasgada a edição desta terça-feira (28) do Daily Mail.
O ex-líder dos trabalhistas, Ed Milibandtweeted, disse que o título remetia aos anos 50.
Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, também escreveu em seu Twitter que “sexismo devia ser uma coisa da História” e que o Daily Mail deveria “ter vergonha”.
Houve quem fizesse uma troca da foto das primeiras-ministras pela de políticos britânicos. Confira abaixo:
I’d like to think in an alternative brexit-verse far far away this is what everyone’s getting cross over #dailymail pic.twitter.com/QlOg5Y6a0p
— Ashley Gould (@APJGould) 27 de março de 2017
Confira as informações do correspondente da Jovem Pan em Londres, Ulisses Neto:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.