Anatel diz que número de queixas contra operadoras de telefonia diminuiu em 2017
Cobrança indevida é a principal reclamação registrada pelos consumidores na Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. De janeiro a outubro deste ano foram computadas 908.870 queixas. Esse número representa quase 50% de todas as reivindicações que chegam à agência.
Os erros vão desde um serviço que foi contratado e não fornecido até o envio de faturas mesmo após o cancelamento de um plano.
O secretário nacional do Consumidor, Arthur Rollo, explicou que as empresas de telefonia sempre lideraram o ranking de reclamações.
Segundo ele, uma concorrência maior ajudaria a melhorar a qualidade do serviço: “o que a gente percebe é que os padrões de qualidade dos serviços estão aquém das necessidades dos consumidores. Enquanto não aumentar concorrência, mudar o procedimento da Anatel, a tendência do serviço é continuar ruim”.
Apesar da quantidade expressiva de queixas, a Anatel garante que as reclamações diminuíram. De acordo com a agência, no mesmo período do ano passado, esse número era 5,7% maior.
*Informações do repórter Vinicius Custódio
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