Apenas 40% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças diariamente, aponta pesquisa
Levantamento revela que apenas 40% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças todos os dias. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados e realizada pelo Instituto Datafolha.
A média de vegetais ingeridos no país é de 57 quilos por ano e está distante do volume recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 146 quilos.
O consumo é maior entre as mulheres e em grupos com maior nível de escolaridade.
Para 31% dos entrevistados, o sabor é o fator mais importante no momento das compras de frutas e legumes; o preço é mencionado por outros 14%.
A nutricionista Anita Sachs, consultora da Jovem Pan, enumerou os prejuízos de uma dieta pobre em vegetais: “existe um déficit muito grande de vitaminas, minerais, fibras, carreadas por esses alimentos. O que acontece é que na grande maioria das vezes as pessoas substituem esses produtos por alimentos muito calóricos”.
Anita Sachs acrescenta que o baixo consumo de frutas e hortaliças está relacionado a diversos fatores, como a educação e o custo.
A nutricionista Maria Cecília Corsi, também consultora da Jovem Pan, ressaltou que a inclusão dos vegetais na alimentação deve acontecer ainda na infância: “isso faz parte da educação que você dá da alimentação do seu filho. Isso começa desde cedo”.
A nutricionista recomendou que a ingestão de vegetais seja distribuída ao longo das refeições realizadas durante o dia.
O volume de frutas e hortaliças consumidos no Brasil equivale à metade da média registrada na Europa.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.