Após aprovação da Previdência, Onyx diz que capitalização chega em breve

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2019 08h51 - Atualizado em 07/08/2019 09h51
Dida Sampaio/Estadão ConteúdoOnyx acredita em aprovação da Previdência no Senado entre 20 e 30 de setembro

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que uma nova proposta do regime de capitalização, “mais clara e explicada”, deve ser enviada em breve ao Congresso Nacional. Em entrevista ao Jornal da Manhã nesta quarta-feira (7), ele ressaltou a importância da capitalização, junto com a reforma da Previdência, para voltar a fazer o Brasil crescer.

“Com a potência fiscal com que está sendo aprovada a reforma [da Previdência] e com a chegada, depois, do regime de capitalização, nós muito provavelmente não precisaremos mais tratar esse tema nos próximos 30 anos no plano do governo federal. Com a questão fiscal resolvida e a previdenciária construída de maneira sustentável e que vai dar tranquilidade tanto aos que ainda vão se aposentar como os já aposentados e a capitalização, nós vamos garantir, para as futuras gerações, um regime que vai ajudar o Brasil em seu crescimento e garantir futuras aposentadorias e pensões, a explo do que o Chile e outros países fizeram”, afirmou.

Segundo ele, o modelo de capitalização vai resultar na “poupança interna que o Brasil precisa para poder crescer e sustentar o ciclo de crescimento”, gerando novas fontes de renda, empregos e trazendo investimentos de outros países para dentro do país.

Onyx explicou que, com a reforma totalmente aprovada – algo que ele, em conversas com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estima para entre 20 e 30 de setembro – a tendência é ampliar a agenda de viagens dele e de outros ministros para o exterior com o objetivo de “apresentar aos possíveis investidores a reforma feita, podendo projetar equilíbrio fiscal que nasce do estancamento da sangria que, ano a no, vinha sendo feita no caixa do governo”.

Para o ministro, ao “dar previsibilidade” aos empresário, ficará muito mais simples conseguir investimentos tanto no âmbito nacional como no internacional. “Temos um cenário positivo para os próximos meses e anos”, comemorou.

Novo momento

Para Onyx, a aprovação com boa margem da reforma da Previdência nesta terça-feira (6) se deve a um amadurecimento geral, tanto do país como das autoridades, que vem acontecendo “desde a chegada de Bolsonaro à presidência”. De acordo com ele, “apesar do que muitos dizem”, o governo do presidente é “de muito diálogo e entendimento de que as conversas no parlamento devem ser respeitosas e produtivas, o que fez com que ele acumulasse vitórias no Congresso, apesar das manchetes negativas que, muitas vezes, distorcem fatos positivos”.

“Nós mudamos completamente as práticas da relação entre poder Executivo e sociedade brasileira e Executivo e parlamento, e tem sido muito bom para todos. Nós estamos em um ponto que todos estão compreendendo este novo momento, se adaptando, é realmente uma tomada de consciência que representantes da sociedade e nós, que estamos transitando no Executivo, estamos começando a construir”, disse. “É um governo que não se serve da sociedade, mas serve à sociedade”, continuou.