Após incêndio no Museu Nacional, ministro da Justiça visita Arquivo Nacional para vistoriar instalações

  • Por Jovem Pan
  • 26/09/2018 06h20
  • BlueSky
Divulgação O ministro disse que saiu de lá convencido de que não há risco de nenhum acidente no Arquivo Nacional

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, fez uma visita nesta terça-feira (25) ao Arquivo Nacional para vistoriar as instalações e dependências depois que surgiram especulações de que o local, que armazena mais de 90% dos principais documentos do Brasil, estaria com sua estrutura fragilizada e que poderia se transformar no novo Museu Nacional, que foi consumido por um incêndio.

Torquato Jardim fez a vistoria acompanhado do secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. O ministro disse que saiu de lá convencido de que não há risco de nenhum acidente no Arquivo Nacional.

“O Arquivo Nacional como um todo está seguro. Não há circunstância alguma que não garanta que não haverá incêndio, não haverá nenhum dano em larga escala. Todas as medidas necessárias foram tomadas. Não há gambiarra, não há fio desencapado”, disse.

Verbas, no entanto, estão sendo repassadas pelo Governo Federal ao Arquivo Nacional. R$ 7 bilhões já foram entregues à administração do Arquivo. Existe a expectativa de mais R$ 7 bilhões serem liberados nos próximos meses.

*Informações do repórter Rodrigo Viga

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.