Assalto a banco cai 28% no primeiro semestre de 2019

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2019 07h26 - Atualizado em 02/09/2019 10h43
Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil O número de ataques a caixas eletrônicos neste ano também reduziu 43% por cento, comparado com 2018

Os números de assaltos em agências bancárias caiu 28% no primeiro semestre deste ano. Até agora, foram 57 assaltos e tentativas contra 79 ocorrências no mesmo período do ano passado.

O levantamento foi feito pela Federação Brasileira dos Bancos. As ocorrências vêm diminuindo desde 2000, quando foram registrados 1903 assaltos.

Para o diretor de Negócios e Operações da FEBRABAN, Leandro Vilain, o resultado é fruto de estratégias adotadas nos últimos anos. “Essa é uma redução bastante significativa que foi fruto de investimento na parte do monitoramento eletrônico, associado com a parceira com a Polícia Civil de cada estado.”

O crescimento de quadrilhas especializadas em crimes como explosão de caixas eletrônicos levou o setor bancário a reforçar o investimento em segurança para R$ 9 bilhões ao ano.

Vilain ressalta que o uso da tecnologia é parte fundamental desse processo. “Não há como a gente ficar monitorando 21 mil agências sem auxílio dos sistemas de inteligência e do vídeo monitoramento com acesso remoto.”

Leandro Vilaín destaca que diversos programas e algoritmos estão sendo testados em agências bancárias para trazer mais eficiência no monitoramento à distância.

O número de ataques a caixas eletrônicos neste ano também reduziu 43% por cento, comparado com 2018.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.