Interessados em auxílio se aglomeram em agências da Caixa, mas seguem sem respostas

  • Por Jovem Pan
  • 15/04/2020 06h58 - Atualizado em 15/04/2020 08h17
Giuliano Gomes/Estadão ConteúdoA Caixa informou que não é necessário ir até as agências ou casas lotéricas para fazer o cadastro, a consulta ou o saque do Auxílio Emergencial

Dezenas de pessoas se aglomeraram em uma agência da Caixa Econômica Federal na terça-feira (14), no Centro de São Paulo, para tentar receber o auxílio emergencial de R$ 600. Quem estava ali por causa do benefício, relatou ter dúvidas e dificuldade para conseguir o dinheiro.

A vendedora Cristiane Emília chegou cedo para tentar entender qual é exatamente a situação dela em relação ao benefício. Ela está inscrita no Cadastro Único, mas ainda não recebeu os R$ 1.200 a que tem direito como chefe de família. Há dez anos, Cristiane vende bebidas em eventos como carnaval, parada LGBT e virada cultural.

Quem também precisou esperar foi o técnico Raimundo Eder. Ele foi até a agência para pegar um novo cartão, depois que o dele foi roubado. Raimundo está desempregado há quase um ano e vai usar o dinheiro o auxílio emergencial para pagar as contas atrasadas.

Por meio de nota, a Caixa informou que não é necessário ir até as agências ou casas lotéricas para fazer o cadastro, a consulta ou o saque do Auxílio Emergencial.

O cadastramento pode ser feito pelo aplicativo “CAIXA | Auxílio Emergencial” e também pelo site www.auxilio.caixa.gov.br. A solicitação pode ser acompanhada pelo site ou pelo telefone cento e onze.

Quem estiver apto para receber o auxílio emergencial e não tiver conta na Caixa, o banco vai abrir automaticamente a Poupança Digital Caixa. Por meio dela, é possível pagar contas ou então fazer transferências para contas da Caixa ou para outros bancos.

Para acessar essa conta é preciso baixar o aplicativo Caixa Tem e se cadastrar usando o CPF. Já os saques em dinheiro vão começar a ser liberados no dia vinte e sete de abril para os nascidos em janeiro e fevereiro. Para retiradas sem cartão, é só gerar um código no aplicativo Caixa Tem.

*Com informações da repórter Nicole Fusco