Bolsonaro recebe visita de Macri, presidente argentino, nesta quarta (16)

  • Por Jovem Pan
  • 16/01/2019 06h30
EFEEsta será a primeira visita oficial de chefe de Estado do novo Governo e ele vem acompanhado de, pelo menos, seis ministros e do secretário de Assuntos Estratégicos daquele país

O presidente Jair Bolsonaro recebe nesta quarta-feira (16), em Brasília, o presidente da Argentina, Mauricio Macri.

Esta será a primeira visita oficial de chefe de Estado do novo Governo e ele vem acompanhado de, pelo menos, seis ministros e do secretário de Assuntos Estratégicos daquele país.

Vale lembrar, no entanto, que Macri não veio à posse de Bolsonaro. O presidente da Argentina, que é candidato à reeleição, busca melhorar a relação bilateral com o Brasil sem se comprometer muito com o viés mais de direita do novo governo brasileiro.

Macri quer saber, por exemplo, qual a importância do Mercosul para o novo presidente, uma vez que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o Mercosul não será mais uma de nossas prioridades.

Durante o ano passado, o que se comentou é que um acordo do Mercosul com a União Europeia estava cada vez mais próximo. Mas como ainda existe uma resistência à liberação da entrada de produtos agrícolas do Mercosul na Europa e diante da incerteza com a posse de Jair Bolsonaro, a discussão que se arrasta há mais de década, voltou a emperrar.

A situação da Venezuela, com o novo mandato de Nicolás Maduro, com certeza também vai entrar na pauta do encontro, assim como o combate ao crime organizado nas fronteiras.

A visita de Mauricio Macri foi acertada antes mesmo da posse de Jair Bolsonaro em dezembro do ano passado.

*Informações da repórter Luciana Verdolin