Brasil vai propor mudança na OMC durante G20

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 07h06
Valter Campanato/Agência BrasilJair Bolsonaro embarcou para o Japão nesta terça-feira (25), onde vai participar de reuniões do G20 e do BRICS

O presidente Jair Bolsonaro está a caminho do Japão. Ele embarcou na noite da terça-feira (25) na Base Aérea de Brasília para participar da reunião do G20 – dos 20 países mais ricos do mundo.

O objetivo do encontro será discutir o comércio internacional, as recentes tensões entre os países e o protecionismo. A expectativa é de que seja discutida também a reforma da OMC (Organização Mundial do Comércio). De acordo com o porta-voz da presidência da República, Rêgo Barros, as regras da Organização são muito antigas.

“O Brasil negocia qualquer tema. Mas, se tornarem mais restritas as regras para subsídios industriais, o Brasil vai propor regras para subsídios agrícolas”.

O presidente também deve se reunir com representantes dos país dos BRICS, chamados “gigantes em desenvolvimento”. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul compõem a sigla, que deve voltar a se reunir no fim de 2019 no Brasil.

Jair Bolsonaro ainda deverá ter reuniões bilaterais com o presidente da China e o primeiro-ministro da Índia.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin