Brasileiros confiam mais no Judiciário do que no Governo ou Congresso, diz FGV

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2019 07h15
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO levantamento aponta que 52% dos entrevistados disseram confiar no Poder Judiciário - embora 44% tenha dito que não confia

Das três esferas de Poder – o Executivo, Legislativo e o Judiciário – é o último que passa mais prestigio e credibilidade junto à população brasileira. É isso o que mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

O levantamento aponta que 52% dos entrevistados disseram confiar no Poder Judiciário – embora 44% tenha dito que não confia. O restante preferiu não responder.

Esse percentual é maior do que o verificado nos demais poderes: o Executivo teve avaliação de 34%. Já o Legislativo – alvo de muitas denúncias e acusações – teve o grau de confiança e credibilidade avaliado em 19%.

Ao comparar o grau de credibilidade do Judiciário brasileiro em relação aos da América do Sul, ele está acima da média. Já em relação aos países desenvolvidos, segundo a pesquisa, está a baixo.

Na França, por exemplo, 53% dizem confiar em seu Poder Judiciário. Na Grã-Bretanha, 62%. Nos Estados Unidos o número chega a quase 70%.

Há uma reclamação uniforme entre os “clientes” da Justiça Brasileira: a lentidão na tomada de decisão. Algumas medidas, segundo o ministro do STJ Luis Alfredo Salomão, estão sendo tomadas para descongestionar o – ainda moroso – Poder Judiciário.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga