Caixa antecipa calendário de saques do FGTS

  • Por Jovem Pan
  • 22/10/2019 06h36 - Atualizado em 22/10/2019 10h38
José Cruz/Agência BrasilO objetivo é fazer com que todos possam sacar o dinheiro ainda em 2019

Trabalhadores com conta ativa ou inativa do FGTS vão poder sacar até R$ 500 ainda neste ano. A Caixa divulgou o novo cronograma para não-correntistas, que antecipa as datas.

Quem nasceu em janeiro já pode efetuar o saque desde a última sexta-feira (18). Os nascidos em fevereiro e março podem fazer a partir da próxima sexta-feira (25), dia 25.

Nascidos em abril e maio, a partir de 8 de novembro; junho e julho, 22 de novembro; agosto, 29 de novembro. Nascidos em setembro e outubro, no dia 6 de dezembro. Para quem nasceu em novembro e dezembro, a partir de 18 de dezembro deste ano.

O objetivo é fazer com que todos possam sacar o dinheiro ainda em 2019, como destaca o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “A consequência é que 100% dos 96 milhões de trabalhadores possam receber esse ano ainda, com o último pagamento no dia 18 de dezembro.”

Para todos os trabalhadores não-correntistas, a data-limite para o saque é o dia 31 de março do ano que vem. Caso ele não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta FGTS, sem qualquer ônus. No total, 62,5 milhões de pessoas estarão aptas a resgatar o dinheiro.

Os saques podem ser realizados nas casas lotéricas e nos terminais de autoatendimento para quem possui senha do cartão cidadão. Saques de até R$ 100 podem ser feitos nas lotéricas, apresentando documento original com foto.

Nesta segunda-feira (21), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também anunciou que o banco reduziu em mais da metade o custo máximo cobrado a prefeituras para o repasse de emendas parlamentares: passou de 12% para 4,5% sobre o valor repassado.

*Com informações do repórter Levy Guimarães