Câmara vota decreto de intervenção no RJ nesta segunda; se aprovado, segue para o Senado

  • Por Jovem Pan
  • 19/02/2018 06h15
Luis Macedo/Câmara dos DeputadosO Governo prepara também novos decretos e portarias que não dependerão de aprovação do Congresso. São detalhes para colocar em prática essa intervenção

O decreto da intervenção federal no Rio de Janeiro está na pauta desta segunda-feira (19) da Câmara e a tendência é de aprovação. Os líderes dizem que a maioria já está formada pela aprovação, mas os partidos vão avaliar melhor as bancadas.

O PT é contra. A dificuldade maior está mesmo no quórum. Se não houver número de votação para hoje, fica para esta terça-feira.

A relatora, deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), dará o parecer favorável no plenário e não há possibilidade de mudança do texto. Ou os deputados aprovam ou rejeitam o decreto.

Se aprovado, o decreto segue para o Senado e a votação pode ser concluída nesta semana. O Governo prepara também novos decretos e portarias que não dependerão de aprovação do Congresso. São detalhes para colocar em prática essa intervenção. Limites de operação, delegação de autonomia e recursos para atuação dos interventores.

O presidente Michel Temer avaliou intervenção ampla, inclusive o afastamento do governador Luiz Fernando Pezão, e depois minimizou tentando, além da intervenção na segurança, a financeira. Mas, no final, a intervenção ficou apenas para a segurança pública.

*Informações do repórter José Maria Trindade